Magusto na Casa de Macau

No passado dia 10 de Novembro de 2012, a Casa de Macau celebrou o S. Martinho, realizando o tradicional Magusto.

Este ano promovemos um Encontro de Paladares, convidando algumas Confrarias Gastronómicas, no âmbito dos acordos e relações existentes com a Confraria da Gastronomia Macaense, a vir à Casa de Macau mostrar os seus produtos tradicionais.

Corresponderam ao convite as Confrarias do Algarve, do Alentejo, do Ribatejo, do Vinho de Carcavelos, do Leitão da Bairrada e do Bacalhau, que juntaram os seus petiscos à tradicional culinária macaense, e outros pratos de comida cantonense.

Os presentes puderam desfrutar de sabores tão diversos como o galo guisado do Algarve, o cação de coentrada do Alentejo e o leitão da Bairrada. Para além de apabico, chá siu pao, chü cheong fan, arroz frito com porco assado e gambas, e massa de arroz com gambas. E ainda, naturalmente, de um delicioso minchi, capela, porco bafassá e bebinca de nabo.

As sobremesas não foram menos variadas, desde os “amorzinhos da Curia”, aos Dom Rodrigo, passando pelas bolinhas com doce de amendoim, bolo batatada e camalenga.

Tudo devidamente acompanhado pelos vinhos regionais trazidos pelas respectivas Confrarias.

E no fim, cumprindo a tradição, foram servidas castanhas assadas e água-pé.

Foi um Encontro muito concorrido, que contou com a presença de cerca de 160 pessoas, entre sócios da Casa de Macau e seus familiares, amigos de Macau, e confrades das diferentes Confrarias presentes. Este número incluiu ainda um grupo de 11 bolseiros da Fundação Tong Chai, que estão entre nós a estudar português.

Foi uma festa muito animada e muito participada, constituindo um muito agradável momento de convívio.

{yoogallery src=[/images/stories/eventos/2012-magusto/fotos/]thumb=[polaroid]}

Deixe uma resposta

Close Menu