Lançamento do livro "Há Biscoitos no Armário”, Jorge Pinheiro

Versão para impressão
Terá lugar na Casa de Macau no próximo dia 22 de Outubro, a comemoração do 90º aniversário da Professora Maria Manuel Machado.
Nascida em 1921, casada com um Oficial do Exército, José Luís de Azevedo Ferreira Machado, a Prof.ª Maria Manuel Pereira Sanches Pimenta de Castro Machado desenvolveu toda a sua carreira profissional como professora de francês, tendo leccionado em três continentes: na Europa (Lisboa), em África (Luanda) e na Ásia (Macau).
A estadia em Macau ocorreu em dois períodos, primeiro entre 1954 e 1960, e depois entre 1967 e 1973, acompanhando o mari-do nas suas comissões de serviço.
Ensinou no antigo Liceu Nacional Infante D. Henrique e na Escola Comercial, para além de ter dado explicações a inúmeros jovens macaenses de diversas gerações, tendo ficado conhecida por “MADAME”, nome pelo qual ela própria gostava de ser tratada pelos seus alunos, e que ainda hoje muitos carinhosamente mantêm.
As suas qualidades humanas e pedagógicas granjearam-lhe profunda admiração e respeito de todos quantos tiveram a felicidade de a ter como Mestra, continuando até hoje a receber inúmeras provas de amizade dos seus antigos alunos.
É Mãe de quatro filhos, a Isabel, o Manuel, a Margarida e o Luís. Este último, nascido em Macau e onde praticamente sempre residiu, veio reforçar ainda mais a profunda ligação, quer afectiva, quer profissional, à Cidade do Nome de Deus.
A comemoração do aniversário incluirá o lançamento do livro biográfico “Há Biscoitos no Armário”, da autoria de Jorge Pinheiro, segundo encomenda dos filhos da Aniversariante, sendo convidados a participar na apresentação, e partilha dos “biscoitinhos”, todos os familiares, amigos e antigos alunos, desta forma se associando à homenagem prestada à Mãe, Amiga e Professora de francês.

No passado dia 22 de Outubro teve lugar na Casa de Macau, a comemoração do 90º aniversário da Professora Maria Manuel Machado. Nascida em 1921, casada com um Oficial do Exército, José Luís de Azevedo Ferreira Machado, a Prof.ª Maria Manuel Pereira Sanches Pimenta de Castro Machado desenvolveu toda a sua carreira profissional como professora de francês, tendo leccionado em três continentes: na Europa (Lisboa), em África (Luanda) e na Ásia (Macau).A estadia em Macau ocorreu em dois períodos, primeiro entre 1954 e 1960, e depois entre 1967 e 1973, acompanhando o marido nas suas comissões de serviço.

 

Ensinou no antigo Liceu Nacional Infante D. Henrique e na Escola Comercial, para além de ter dado explicações a inúmeros jovens macaenses de diversas gerações, tendo ficado conhecida por “MADAME”, nome pelo qual ela própria gostava de ser tratada pelos seus alunos, e que ainda hoje muitos carinhosamente mantêm.As suas qualidades humanas e pedagógicas granjearam-lhe profunda admiração e respeito de todos quantos tiveram a felicidade de a ter como Mestra, continuando até hoje a receber inúmeras provas de amizade dos seus antigos alunos. É Mãe de quatro filhos, a Isabel, o Manuel, a Margarida e o Luís. Este último, nascido em Macau e onde praticamente sempre residiu, veio reforçar ainda mais a profunda ligação, quer afectiva, quer profissional, à Cidade do Nome de Deus. A comemoração do aniversário incluiu o lançamento do livro biográfico “Há Biscoitos no Armário”, da autoria de Jorge Pinheiro, segundo encomenda dos filhos da Aniversariante.

Qui Nova?!...

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Convocatória

Nos termos da alínea b) do ponto 3 do artigo 9º dos Estatutos da Casa de Macau, conjugados com a alínea a) do artigo 11º do Regulamento Geral, convoco a Assembleia Geral Ordinária, para reunir, nas instalações da Av. Almirante Gago Coutinho, nº 142, em Lisboa, pelas 17H30 do dia 30 de Novembro de 2017, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

§ Único – Apreciação e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2018.

Não se verificando o quórum necessário nos termos do disposto no nº 3 do artigo 9º do Regulamento Geral, a Assembleia Geral Ordinária reunirá, em segunda convocatória, às 18H00, com qualquer número de sócios.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Vítor Serra de Almeida

Lisboa, 02 de Outubro de 2017.

Ler mais...